Aftas: como evitar?

As aftas são lesões benignas que não costumam causar maiores problemas além do desconforto. Porém, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes, o que deve exigir sempre uma observação apurada quando surgirem.
O QUE É UMA AFTA?
A afta é uma úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula.São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes. Pode variar conforme o seu grau.Todo mundo já teve pelo menos uma afta ao longo da vida; 20% da população sofre com aftas recorrentes. São mais comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, tendendo a diminuir sua incidência com o passar do anos.Apesar de serem lesões benignas, as aftas são muito dolorosas e muitas vezes atrapalham atividades simples, tais como falar, comer e beijar.A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz. As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.
O QUE PODE CAUSAR A AFTA?
As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Parecem ser provocadas por desbalanços no sistema imune. Alguns dos gatilhos conhecidos são:– Traumas locais, como mordidas acidentais.
– Estresse psicológico.
– Poucas horas de sono.
– Helicobacter pylori, a mesma bactéria que causa úlcera gástrica.
– Algumas pastas de dentes que contenham sódio-lauril-sulfato.
– Refluxo gastroesofágico.
– Comidas, como chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi.
– Cigarro.
– Alterações hormonais durante o ciclo menstrual.
– Deficiência de algumas vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico.
– Drogas, como anti-inflamatórios, Rapamicina, Metotrexato, Aspirina e Atenolol.
QUANDO SE PREOCUPAR COM UMA AFTA
Apesar de benigna na imensa maioria dos casos, a afta pode ser uma manifestação de doenças sistêmicas ou pode ser confundida com lesões graves, como neoplasias da cavidade oral.Uma consulta com o ortodontista ou médico estomatologista deve ser avaliada quando:A afta for excepcionalmente grande.
As aftas forem recorrentes, com surgimentos de novas lesões logo após a cicatrização das primeiras.
A afta demorar mais de 3 semanas para cicatrizar.
Houver sinais de infecção na área da afta.
Houver sintomas sistêmicos, ou seja: febre, cansaço, mal-estar, perda de peso, perda do apetite ou qualquer outro sintoma que sugira a presença de alguma doença por trás das aftas.
QUAIS DOENÇAS CURSAM COM AFTAS OU LESÕES SEMELHANTES?
Normalmente, as úlceras orais causadas por doenças sistêmicas são múltiplas e recorrentes; elas costumam ter algumas características diferentes das aftas comuns e surgem acompanhados de outros sintomas. Alguns exemplos:
• Nos pacientes com lúpus, as aftas costumam ser indolores e vêm acompanhadas de lesões de pele e dores nas articulações, além de alguns sintomas sistêmicos, tais como febre baixa e cansaço.
• Na doença de Behcet, que também é uma doença autoimune, as aftas são múltiplas, recorrentes e costumam vir acompanhadas de úlceras nos órgãos genitais. Na doença de Behçet também é comum haver lesões nos olhos.
• Na doença celíaca e na doença de Crohn, as aftas vêm em conjunto com sintomas intestinais, tais como diarreia e sangue nas fezes.
• Alguns cânceres da cavidade oral podem se apresentar como ulcerações, sendo inicialmente confundidos com aftas comuns. Por isso, toda afta que demora a cicatrizar deve ser avaliada por um médico, principalmente se o paciente for fumante.
Olá, tudo bem?
Como posso ajudar?
Nosso atendimento via Whatsapp é de:
seg a sex 8h30 às 17h30.
Se preferir ligue pra gente!